VT_60 - Foto.jpg

Sítio  #ViTa

Muritiba-BA

Debruçado sobre o Vale do Gravatá, no município de Muritiba-BA, o lote se descreve em acentuada e regular declividade, sendo margeado pelas vias locais de chão batido. Tais características favoreceram o desenvolvimento do projeto em Partido Z escalonado em meios-níveis, seguindo as curvas de nível do terreno, de modo a distribuir e organizar os espaços de convivência, lazer e descanso com boa conectividade e fluidez, porém sem prejudicar a privacidade e o isolamento, quando desejáveis.


Assim, a ala dos dormitórios descreve uma reta no sentido oposto ao deck da piscina, que se finda num coreto projetado para remeter àquele elemento típico das praças centrais de toda cidadezinha do interior. Ladeando este pequeno palco, que abrigará a sonorização das festinhas familiares, foi projetado na extensão da raia da piscina um lago artificial com blocos de concreto, ora submersos, ora emergidos, inspirados na conhecida Calçada dos Gigantes, na Islândia.


É através deste acesso que se chega ao Sagrado, um conjunto arquitetônico composto por Capela, Adega e Fogo de Chão que, assim como a própria casa, modulou seu traçado em estrutura de madeira engenheirada, o que permitiu alcançar o resultado de casa tectônica, quando a própria estrutura encerra em si o objeto arquitetural.


A casa, em verdade, é um grande galpão fluidificado. Uma simples cobertura sobre um esqueleto de madeira. É o traço do arquiteto em sua mais pura e honesta expressividade.