PERFIL

 

 

                    Naquele momento prematuro da escolha de uma carreira eu percebi que podia buscar algo que pudesse conciliar arte e ciência, já que sentia em mim aptidão para ambas e não queria abandonar nenhuma delas mas, de fato, jamais havia pensado em Arquitetura. No entanto, em 1997, enfim me graduei como arquiteto pela Universidade Federal da Bahia e, mais tarde, em 2002 completei a especialização em Design de Produto.

 

          Logo que me formei, ainda sem um mercado à mão, comecei a lecionar na UFBA, passando depois pela FAMEC e EEEMBA e, agora, ocupo a cadeira de professor de projeto na UNIME (União Metropolitana de Educação e Cultura, do Grupo KROTON, em Lauro de Freitas-BA).

 

          Aos poucos fui trabalhando em parceria com colegas até que, em 2008, montei o meu próprio escritório, atuando nas mais diversas áreas afins, somando também experiências em Design de Interiores, Design de Mobiliário, Programação Visual e Cenografia. Munido de uma formação generalista, como não poderia deixar de ser, fui me envolvendo cada vez mais com desafios que vão além da tectônica, desenvolvendo peças de design gráfico e de produto, quando participei de algumas exposições e, mais recentemente, quando tive a alegria de executar o projeto de cenografia para a peça teatral “Tia Judith ao Vivo”, encorajado por experiência anterior como assistente da renomada diretora carioca, Bia Lessa, na cenografia dos Ensaios de Verão para o projeto Afro Pop Brasileiro, da cantora Margareth Menezes em 2010, na casa de show Cais Dourado, em Salvador.

                  Todas essas experiências forjaram em mim um profissional compromissado com a naturalidade da existência das coisas. Se tudo fosse uma sinfônica, eu seria o regente, os músicos seriam os habitantes e a composição, a arquitetura. Para mim não importa em qual Escola esteja abrigada a obra, se modernista, clássica, colonial etc., ou até mesmo eclética ou contemporânea, o resultado tem de ter honestidade arquitetural e ser validado no lugar onde foi implantado, ou seja, o puro significado do que é EC+O lógico! [permita-me introduzir neste acrônimo a inicial do meu last name, Oliveira, com o perdão do trocadilho...], estando de acordo com o clima e orientação, com as variantes do terreno, com a imagem do entorno e, principalmente, com o desejo.

 

 

Acho que posso dizer isto: sou movido pelo desejo e procuro abrir caminho para que vingue este sagrado direito.