Casa #CeCa ITA
Itaparica-BA
A tipologia “casa de oitão” imprime a imagem primordial do projeto. O elemento, aqui, é utilizado em duplicidade e denota a bipartição volumétrica da edificação, interconectando duas unidades habitacionais independentes: a casa principal e o Flat para inquilinos temporários, posicionado na edícula, com acesso independente.
O conceito de sala avarandada resolve a questão da exiguidade do lote ante o programa. O desejo, então, de se ter uma varanda foi absorvido pela função ambígua de sala-varanda, ocupando um só espaço.
A gelosia, também em formato de oitão, mais conhecida como muxarabi, por sua origem mourisca, protege a suíte máster contra a incidência do sol poente nesta fachada. Aqui o elemento, historicamente executado em treliça de madeira, é revisitado com nova roupagem metálica, em chapas perfuradas e pintadas na cor azul celeste.
O fosso de ventilação é um importante elemento na adequação microclimática da casa, captando os ventos dominantes, vindos do lado nascente, e distribuindo por todos os espaços internos. A circulação do ar, ainda, é reforçada por convecção, uma vez que a fachada de oitões, que é poente, impulsiona a troca de calor por pressão negativa. Em outras palavras, a ventilação cruzada é garantida e a casa se mantém fresca, mesmo nos horários mais quentes do dia.
O lote de esquina, com 130 m², fica próximo ao Forte de São Lourenço, na cidade de Itaparica. A paisagem urbana do entorno, além da presença marcante da Capela de Nossa Senhora da Piedade, de estilo neogótico, é composta pelo Sobrado Monsenhor Flaviano, tombado pelo IPHAN e hoje conhecido como Solar do Rei, que traz características do século XVIII, tendo hospedado figuras ilustres da história do Brasil, a exemplo de Dom João VI e seus filho e neto Dom Pedro I e Dom Pedro II, em oportunidades distintas. Simpáticos sobrados vernaculares completam a imagem do lugar, com ares interior a beira-mar.