top of page
IMG_2513.jpg
Fachada original do Beco das Beatas
Vista geral da volumetria da casa
Fachada lateral poente
Capela de Nossa Senhora da Piedade
Detalhe do gradil
Detalhe da fachada original
Zoom da fachada original
Zoom da fachada original
Detalhe do gradil do terraço
Detalhe do gradil do terraço
Conjunto gelosia e gradis
Detalhe gelosia e gradis
Detalhe gelosia e gradis
Detalhe gelosia e gradis
Detalhe da fachada lateral
Fachada poente
Janela da cozinha
Basculantes dos banheiros
Entrada da garagem
Entrada independente da Edícula
Janela do dormitório do Flat
O pássaro passante

Casa  #CeCa  ITA

Itaparica-BA

A tipologia “casa de oitão” imprime a imagem primordial do projeto. O elemento, aqui, é utilizado em duplicidade e denota a bipartição volumétrica da edificação, interconectando duas unidades habitacionais independentes: a casa principal e o Flat para inquilinos temporários, posicionado na edícula, com acesso independente.

O conceito de sala avarandada resolve a questão da exiguidade do lote ante o programa. O desejo, então, de se ter uma varanda foi absorvido pela função ambígua de sala-varanda, ocupando um só espaço.

A gelosia, também em formato de oitão, mais conhecida como muxarabi, por sua origem mourisca, protege a suíte máster contra a incidência do sol poente nesta fachada. Aqui o elemento, historicamente executado em treliça de madeira, é revisitado com nova roupagem metálica, em chapas perfuradas e pintadas na cor azul celeste.

O fosso de ventilação é um importante elemento na adequação microclimática da casa, captando os ventos dominantes, vindos do lado nascente, e distribuindo por todos os espaços internos. A circulação do ar, ainda, é reforçada por convecção, uma vez que a fachada de oitões, que é poente, impulsiona a troca de calor por pressão negativa. Em outras palavras, a ventilação cruzada é garantida e a casa se mantém fresca, mesmo nos horários mais quentes do dia.

O lote de esquina, com 130 m², fica próximo ao Forte de São Lourenço, na cidade de Itaparica. A paisagem urbana do entorno, além da presença marcante da Capela de Nossa Senhora da Piedade, de estilo neogótico, é composta pelo Sobrado Monsenhor Flaviano, tombado pelo IPHAN e hoje conhecido como Solar do Rei, que traz características do século XVIII, tendo hospedado figuras ilustres da história do Brasil, a exemplo de Dom João VI e seus filho e neto Dom Pedro I e Dom Pedro II, em oportunidades distintas. Simpáticos sobrados vernaculares completam a imagem do lugar, com ares interior a beira-mar.

bottom of page